domingo, 9 de outubro de 2011

O cemitério está cheio de pessoas insubstituíveis




Steve Jobs morreu. O mundo vai ficar igualzinho ao que era e a Apple só se for bastante estúpida é que vai à falência. Isto porque o fenómeno Apple acaba por ter pouco a ver com Steve Jobs. Em primeiro lugar, porque toda a inovação supostamente protagonizada pela Apple não é assim tão inovadora quanto isso. Deste ponto de vista, defender que a empresa conseguiu colocar a música nos nossos bolsos, um dos argumentos evocados, só poderá ser reflexo de má memória. Como se antes do ipod não tivesse existido o leitor do Mp3 e, muito antes deste, o discman e o walkman.

Tampouco se poderá encarar o high-tunes como uma obra revolucionária. A ideia de vender músicas e não álbuns completos não constitui mais do que o fruto de algum poder de observação sobre o que estava a acontecer na internet (por via dos downloads ilegais) ou do que dantes se podia fazer nos gravadores de K7s.

Tal poder de observação não poderá, no entanto, ser atribuído a Steve Jobs. Nas quatro páginas dedicadas à figura mítica do fundador da Apple, o Público referia um facto bastante curioso. O novo log da Apple, e todos nós sabemos a importância que o conglomerado concede à estética, não havia sido criado por Jobs. Nem sequer por um trabalhador da Apple. Mas sim por um consumidor.

O espírito de comunidade que caracteriza a relação de alguns consumidores com a Apple faz com que a sua condição vá para lá disso. Dispositivos como este, ou os milhares de fóruns on-line, permitem, mais do que a diminuição de custos relacionados com a assistência técnica, o usufruto de sugestões e ideias apresentadas pelos milhões de utilizadores. É a sua interacção, comunicação, e partilha que, no fundo, fazem a Apple.

Reunindo todas as qualidades de um empresário modelo, Steve Jobs e a sua exceleência são insignificantes quando comparados com o intelecto de milhões.

6 comentários:

  1. Desculpa, mas em que mundo vives para dizeres uma quantidade de barbaridades tão grande?
    Julgo que deverá ser por falta de pesquisa, ou até mesmo por não conheceres de facto o que acontece à tua volta!
    Apenas vou te dar um peuqena diga gratuita mue caro... Steve jobs tem cerca de 400 patentes...cool?!Percebes o significado disto?
    Refaz o teu pensamento e usa o meu...porque o mesmo está certo!

    ResponderEliminar
  2. Acredito que todas as ideias resultam de um profundo diálogo com a sociedade. Não com o indivíduo X ou Y, não com Steve Jobs ou outro vulto qualquer, mas com uma vasta imensidão de pessoas. Por essa razão, tenho grandes dificuldades em conceder algum especial reconhecimento a patentes, uma vez que estas se limitam a tornar privado aquilo que foi produzido em comum, no passado e no presente.

    Mas lá está, é apenas a minha opinião. Longe de almejar uma reconfiguração do seu pensamento.

    ResponderEliminar
  3. Caro Zé Nuno,
    Concordo que muitas ideias poderão surgir do contacto e diologo com a sociedade. Como deve calcular não estou aqui a defender Steve Jobs nem pouco mais ou menos. Defendo é a ideia de reconhecimento e da capacidade de pensar "fora da caixa" de alguem que conseguiu definir o caminho e criar uma tecnologia sem prededentes! Em relação às patentes é muito mais simples, Steve Jobs fez várias invenções em "nome próprio" e dessa forma as registou! De qualquer das formas se diz que tem "grandes dificuldades em conceder algum especial reconhecimento a patentes, uma vez que estas se limitam a tornar privado aquilo que foi produzido em comum, no passado e no presente", o que me tem a dizer a alguem que no último ano da vida deixou planos (para a Apple) para 4 gerações de ipods, ipads,macs e iphones? Continua a achar que "reconhecimento a patentes, uma vez que estas se limitam a tornar privado aquilo que foi produzido em comum, no passado e no presente"?

    Abraço e tudo de bom

    Bruno

    ResponderEliminar
  4. Anónimo,

    para responder à tua pergunta directamente, continuo. ou tu achas mesmo que a tecnologia e os planos para o futuro que o Jobs deixou foram "inventados", como tu dizes, só por ele?
    é de rir...

    ResponderEliminar
  5. Meu Caro anónimo...nesse caso não existiriam patentes. E sim, é o legado de Steve jobs!mas mantem te na ignorancia.

    ResponderEliminar
  6. É incrível, ou não percebeu o que leu por aí, ou não percebe nada do mundo em que vive. De facto, 'High-Tunes' diz tudo.

    ResponderEliminar